A I.A. vai acabar com as posições de SDR e BDR?

A discussão sobre I.A. e a profissão de SDR/BDR já cansou um pouco, não? E, sinceramente, que bom! Aos poucos, o mercado vai entendendo que Inteligência Artificial não vai acabar com a profissão, ela veio turbinar quem sabe usar!

É impressionante como as pessoas gastam essa energia para brigar no LinkedIn diante de tantas metas e desafios diários!

Aqui na HAS orientamos nosso time a focar no uso da I.A. para sermos melhores analistas de prospecção, usando-a de forma inteligente e estratégica. Não adianta ficar “caçando” prompts mágicos e achar que isso vai reduzir a dedicação ao trabalho. O ideal é entender como a I.A. pode integrar ao seu processo de Inteligência Comercial.

Recentemente, o Gustavo Françoso, Sócio & Head de Vendas e Marketing na Agência liveSEO, publicou um conteúdo direto e objetivo sobre como utilizar o ChatGPT como um verdadeiro “assistente comercial 24 horas” para quem trabalha com prospecção.

Em resumo, o artigo ajuda nos entendimentos como:

  • I.A. não é (apenas) um redator de luxo
  • Ela é parte fundamental do seu processo de inteligência comercial

E sim, SDR/BDR, você precisa ter um processo de inteligência comercial, mesmo que receba listas “prontas” ou que ache que “esse não é o seu trabalho”.

Aqui vão alguns prompts que você pode (e deve) usar em seu processo de prospecção, lembrando que ele deve ser ajustado de acordo com a sua estratégia:

  1. Descreva o ICP para empresas que vendem (solução x) no setor (y).
  2. Me apresente 10 segmentos que se beneficiaram da (solução x) que resolve (a dor y).
    Coloque a I.A. para apresentar segmentos que você pode explorar!
  3. Quais as principais dores que impactam decisores (do cargo x) no (setor y)?
  4. Me dê sugestões de como dividir meu dia entre: geração de leads, envios no LinkedIn, e-mails e gestão de follow-up.
    Aqui você coloca a I.A. para organizar o seu dia, ajudando a aumentar a sua produtividade.
  5. Adapte um discurso conforme a resposta/reação que recebi do lead (copie a resposta ou descreva como foi a interação).

Vejam que não estamos falando de melhorar textos de abordagem ou e-mails, apesar disso ser importante também. Mas isso todo mundo já faz!

Faça esse teste na sua I.A. preferida: “como posso contar com o ChatGPT (por exemplo) como apoio de inteligência comercial dentro do meu processo de prospecção?” Garanto que você vai gostar da resposta!

A Inteligência Artificial pode ser seu braço direito na estratégia, no operacional e na sua rotina de prospecção. Ela não resolve TODAS as coisas, sobretudo para quem não sabe utilizar de maneira assertiva.

Nós acreditamos em conexões reais, valorizamos a conversa humanizada aliada à tecnologia. E para isso a sua empresa pode contar com a HAS Prospecção Corporativa!

Sem prospecção, sem vendas!



Deixe um comentário