- 21 de fevereiro de 2017
- Publicado por: HAS_adm
- Categoria Prospecção Corporativa
Mas afinal, o que é P-R-O-S-P-E-C-Ç-Ã-O?
Podemos dizer que prospectar é a arte de contatar e criar oportunidades de relacionamento de longo prazo para vender com segurança e eficácia.
Aproveitando o conceito inicial e explorando alguns pontos para criar oportunidades de relacionamento:
1º – o contato deve ser para criar algo de muito importante para o cliente, se não for, nem perca seu tempo.
2º – se você inicia um contato, você se torna eternamente responsável por ele. Logicamente, se ele permitir, você deve manter um relacionamento, algo duradouro e verdadeiro. Compradores querem amigos, não vendedores.
3º – na prospecção, você precisa ter algo de longo prazo e que seja eficaz e eficiente.
Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, somente 7% dos vendedores merecem ser recebidos. Significa: tem um monte de “vendedor” no mercado que sai ligando e atirando para todo lado tentando tirar pedido ou vender a solução. Não tem nada pior do que vendedor que aborda cliente com uma solução procurando por um problema. Seja diferente!
Prospectar não é algo simples. É pesquisar muito bem o cliente, estudar suas dores, seus interesses e onde sua solução pode ser decisiva e fundamental à ele. Portanto, se você pensa em prospectar porque precisa de clientes para espantar a crise, está tarde demais.
Matéria original de Anderson Wenningkamp – http://www.ideiademarketing.com.br/2015/05/22/a-arte-da-prospeccao/