- 4 de fevereiro de 2017
- Publicado por: HAS_adm
- Categoria Prospecção Corporativa
O Blog Luz.VC fez uma matéria muito bacana sobre 7 regras para realizar uma prospecção de clientes.
1. Processo de venda
O processo de vendas é como pegar todas as etapas do que acontece com seu cliente até ele realizar uma venda, e as desenhasse uma a uma, o desenho vai ser parecido com o de um Funil: Mais aberto na ponta superior e mais fino da inferior.
Por isso é importante entender como funciona esse Funil. Colete os dados dos clientes em potencial. Depois, registre-os em um único local ou planilha.
Em seguida, defina como funcionará o processo de venda. São as etapas do relacionamento com o contato, até que vire cliente. Deve-se registrar, etapa a etapa, tudo o que acontece durante a negociação. Depois você marca como ganho ou perdido.
Uma dica importante: quanto menor o caminho que o cliente tiver de fazer até a contratação, melhor.
2. Analisar dados e medir resultados
É preciso de tempos em tempos acompanhar o conjunto de prospectos para medir os resultados. Isso lhe permite analisar em que fases o processo é eficiente ou não, e quais mudanças devem ser feitas.
Com o conhecimento desses dados, você poderá seguir adiante nas regras de como fazer uma boa prospecção de clientes.
3. Criar estratégias
É importante criar métodos para atingir novos clientes. Manter uma rede profissional atualizada, garantir presença em eventos da sua área e ter estratégias online e em mídias offline.
Sempre que começar um novo processo de negociação, tente manter o registro da forma que os seus clientes chegaram até você. Assim é possível entender de que forma você pode arranjar mais clientes.
4. Assistência pessoal
Um item crucial no relacionamento é o contato direto. A interação humana ainda é a melhor forma de esclarecer dúvidas e agilizar processos. Por isso, deve-se estar presente sempre por algum meio de contato como atendimento online ou por call center, em alguns casos.
5. Paciência
Quem lida com vendas sabe: para conquistar um cliente é preciso paciência. Não se deve contar com um “sim” do comprador logo no primeiro contato. A prospecção não pode exigir urgência.
Alguém que recusa o produto ou serviço em determinado momento pode voltar a receber contatos no futuro e, quem sabe, ainda se tornar cliente.
Lembre-se sempre de registrar os motivos pelos quais as vendas não foram fechadas, assim você pode retomar contato com seus clientes caso mude as suas condições.
6. Diferencial em relação à concorrência
Com a competitividade acirrada, é mais do que relevante ter um diferencial. Procure sempre inovar, atender o consumidor com o máximo de atenção e acompanhe produtos e serviços disponíveis na concorrência.
Pergunte-se: como transformar os prospectos em clientes fiéis?
7. Demonstração de valores
Um dos aspectos mais interessantes de acompanhar o cliente desde o começo é saber que, antes mesmo da negociação se efetivar, já existe um relacionamento criado.
Deve-se considerar como a empresa atua em cada uma das etapas do funil, avaliando a relevância do negócio e os valores praticados desde o primeiro contato.
Leia a matéria original no Blog Luz.VC – http://blog.luz.vc/como-fazer/7-regras-para-fazer-prospeccao-de-clientes/