- 14 de março de 2017
- Publicado por: HAS_adm
- Categoria Prospecção Corporativa
As pessoas não gostam de se expor e a prospecção é exatamente sobre isso. Afinal de contas, você liga para alguém que não conhece, para falar sobre algo que o outro também não conhece. Por isso é tão assustador. É a arte e a necessidade de se apresentar para um desconhecido e convencer imediatamente.
Sem a prospecção, não existe venda. Se todos nós cumpríssemos nossas metas apenas recebendo indicações ou vendendo dentro da carteira de clientes, seria o melhor dos mundos. Mas até para chegar a esse ponto você ja deve se expor.
Você certamente já foi abordado por alguém que, por telefone, tentou te vender algo e, com certeza, sentiu aquela sensação de “ser mais um” e percebeu o enorme despreparo da pessoa do outro lado da linha que, você não sabe como, conseguiu falar dois minutos sem respirar. Ter a sensação de não ser respeitado, de ter seu tempo invadido ouvindo alguém sobre algo que não te interessa pode ser o que nossos clientes sintam quando ligamos para eles.
Então aqui estão dicas sobre como ser diferente na prospecção de clientes:
1) Reserve um tempo para prospectar! A prospecção deve ser respeitada. Regrada. Reserve um tempo na sua agenda. Crie a rotina adequada. Prospecção efetiva é uma questão de treino e, se você boicotar, não ficará bom;
2) Organize-se: mailing existe e você deve ter um monte deles. Faça bom uso dos mesmos. Selecione, crie critérios… Não adianta sair ligando a esmo. Uma ideia é separar por segmento, para que você afie seu discurso;
3) Estude antes: pesquise o cliente, entre no site, pesquise na internet, tente entender o negócio dele, o que ele faz. Pode ser que ele tenha lançado um produto novo, mudado de endereço, que tenha um novo cliente. Usar isso vai quebrar o gelo na hora de ligar;
4) Não seja o chato: Sim, você tem pouco tempo para convencer, mas não vale ser inconveniente. Ao ser atendido, pergunte se ele pode falar e informe que você será breve;
5) A hora de convencer: é hora de ser assertivo e mostrar seu profissionalismo. Não conte a longa história de sua empresa, pois isso realmente não interessa. Conte o que sabe sobre a empresa dele, Não tenha medo de pedir visita, só que ele tem que achar uma razão para recebê-lo, e isso só acontece se ele entender o que lhe está sendo prospectado.
Conseguir contato com um cliente desejado não é fácil. Coloque-se no lugar dele. Pense a respeito. Não seja uma máquina. Crie, invente o seu jeito, busque a naturalidade, estude, saia do discurso. Quando você perceber, prospectar não será mais tão terrível.
Matéria original – https://startupi.com.br/2014/08/cinco-passos-para-ter-uma-prospeccao-assertiva/