Listas de Prospecção de Clientes

by

Falamos constantemente em nossos canais e redes sociais: Prospectar é uma atividade fundamental para todo profissional de vendas. Mas por onde começar? O primeiro passo é definir o público-alvo e encontrar empresas com o perfil desejado para uma abordagem ativa.

Parece óbvio, mas não é tão simples assim!

Certamente você ou alguém do seu time já precisou aumentar sua base de leads, certo? Buscar e criar listas de prospecção é uma maneira muito prática e rápida de localizar uma infinidade de empresas na internet. Vamos te ajudar com algumas dicas de como criar listas de prospecção com a ajuda do Google, sem complicações.

Muita gente conhece sites e portais de empresas da internet, tais como Empresas do Brasil e Empreendemia. Estes portais reúnem um grande volume de empresas segmentadas por atuação, cidade, estado, etc. Porém a dificuldade de filtrar os resultados de pesquisa muitas vezes tornam as buscas maçantes e cansativas.

Uma maneira muito prática de encontrar as empresas certas na internet é fazendo uma varredura dentro da “url” de sites ou diretamente no Google. O hack inurl sinaliza ao Google que você deseja pesquisar apenas dentro de um segmento específico. Uma dica é pesquisar empresas no LinkedIn, Empresas Do Brasil, portais como Ad Online, Exame etc.

Outra dica muito valiosa é que dependendo do segmento que você precisa se conectar, existem associações ou sindicatos que disponibilizam uma lista com as empresas daquele determinado setor. Indústrias, bancos, farmacêuticas, geralmente fazem parte dessa relação.

Voltando as buscas dentro da url, experimente inserir no Google estas buscas: inurl:contato segmento e cidade

Para ficar mais fácil de entender, vamos supor que você precise de contatos do segmento de agronegócios em São Paulo. Você deve digitar exatamente dessa forma na pesquisa: inurl:contato agronegócios São Paulo

Os resultados da busca serão links diretamente da página de contato das empresas desse segmento. Você não vai precisar perder tempo navegando no site da empresa para descobrir onde ficam os contatos (telefones, e-mails, endereços). 

No próximo exemplo, vamos supor que dentro do site “Empresas do Brasil” você queira encontrar apenas financeiras no estado do Rio de Janeiro. A busca deverá ser exatamente assim inurl:empresasdobrasil.com.br financeiras rio de janeiro

O mesmo para buscas no LinkedIn: inurl:https://www.linkedin.com/company/ segmento AND estado. Pesquisamos empresas de informática em Porto Alegre, a busca foi inurl:https://www.linkedin.com/company/ informática porto alegre

Também é possível buscar por listas prontas nos formatos .xls, .doc ou .pdf. Para isso você vai precisar utilizar o hack filetype para localizar arquivos nos formatos desejados.

Algumas ideias de buscas são:

filetype:xls segmento

filetype:xls segmento AND estado

filetype:xls segmento AND estado AND ano

Lembre-se de sempre averiguar a fonte e a data. Se a lista for muito antiga, provavelmente não servirá para muita coisa.

Agora que você já tem dicas que ajudam na busca pelas empresas, como está a sua abordagem? Não basta ter em mãos os telefones e contatos de decisores, se a sua prospecção não estiver coesa e organizada para falar da sua solução. O primeiro contato efetivo com o decisor vai definir se vocês irão avançar para uma segunda etapa, seja uma reunião presencial, uma demonstração ou um novo call mais detalhado.

Em nosso canal no YouTube temos vídeos de extrema importância com dicas de abordagens, cadências, outbound marketing e muitas informações de prospecçãoClique aqui para assistir e se inscrever no canal HAS Soluções de Negócios.

Conte conosco para potencializar seus resultados! Sem prospecção, sem vendas!


Posts Recomendos