O discurso de vendas é o mesmo discurso de prospecção?

A matéria de hoje fala sobre um tema que ainda confunde a cabeça de muitos Executivos de Negócios e Líderes de Vendas!

Será que o discurso de vendas deve ser o mesmo de prospecção?

A resposta é: NÃO, pois são discursos diferentes! E por que são diferentes?

Porque eles possuem intenções diferentes!

Em uma reunião de vendas, o intuito é ganhar o projeto, mostrando para tal as funcionalidades, características da solução, diferenciais competitivos, nuances, personalizações, aderências técnicas, além de uma precificação que atenda aos interesses de todos (comprador e prestador do serviço).

O discurso de prospecção não trata dessas questões porque o seu intuito é fazer uma conexão inicial, junto com uma medição de contexto (lembrem-se das perguntas de qualificação citadas em matérias anteriores). para que aí sim aconteça uma reunião de apresentação de todos os pontos citados acima!

Exatamente por isso que é incorreto usar o discurso de vendas para a prospecção. Mesmo em cenários que você faz a venda no “ponta a ponta”, ainda assim é importante você fazer PRIMEIRO um processo de qualificação do lead para DEPOIS tratar e aplicar o seu discurso de vendas.

As intenções são diferentes e os próximos passos geralmente são decididos em conjunto com o lead para, juntos, tratarem de todas as questões de uma venda.

Então, o que eu falo na prospecção? Tente sempre focar em responder às seguintes questões:

– Que dor você resolve?

– Que benefício você ou sua solução gera?

– Quais os gatilhos que podem ser usados para levar o decisor aos próximos passos?

– Quais são os cases de sucesso que você pode citar para mostrar autoridade?

Por fim, escolha 4 perguntas que te ajudam a entender se de fato, o lead (empresa) está no momento de ir para uma reunião com você para a demonstração da sua solução.

Isso tudo compõe um processo de qualificação de leads, tão brutalmente necessário em uma campanha de prospecção!

Se a venda é o objetivo FINAL (certamente é), o inicial é a qualificação do lead. Geralmente, quem inicia a prospecção com discurso de vendas, não consegue concretizá-la.

Não esqueça jamais de conduzir o seu processo por meio de perguntas!

Sem prospecção, sem vendas!!!



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