Prospectar Errado Também dá Resultado
- 8 de julho de 2020
- Publicado por: HAS_adm
- Categoria Prospecção Corporativa
O título do texto é no mínimo, intrigante. Mas foi exatamente isso que o nosso CEO, Helio Lima, publicou essa semana em seu LinkedIn.
Texto completo:
“Ano passado, em uma palestra no Sebrae, um ouvinte me disse que ele TINHA resultados quando mandava mensagens em massa, usando o conteúdo que apresentava os 4.000 anos de sua empresa, além de conter uma apresentação (sem que o prospect tivesse pedido por ela).
Foi uma resposta à minha provocação de que isso não dava o menor resultado. Depois de parabenizá-lo, eu perguntei sobre proporção:
‘Em relação à quantidade mensal e proporção (ou massa crítica de trabalho) qual a porcentagem que sinaliza com sim à uma abordagem como essa?’
Bingo!!! Ele reconheceu que essa porcentagem era mesmo muito baixa.
Se prospectar dessa maneira arcaica não desse o menor resultado, ninguém o faria. Então, concluímos que dá sim resultado, só que muito pífio frente ao ENORME volume de trabalho.
Nessa conta entram: E-mails extensos, abordagens engraçadinhas demais, catálogos que ninguém pediu, mensagens que não possuem nem o nome da pessoa e por aí vai…
Mesmo com tanto conteúdo sobre prospecção, há quem os desconsidere e sai detonando o mercado com abordagens do tipo.
O resultado chegará, mas muito baixo!”
Como já falamos em outros posts, não existe milagre. Da mesma forma que é necessário estudar para exercer ou se aperfeiçoar em diversas profissões, a prospecção de clientes não é diferente. “Atirar para todos os lados” e ficar torcendo pelo retorno de alguém não vai te levar tão longe!
Ninguém quer receber e-mails extensos com apresentações ou links que não foram solicitados. Isso vira spam, as pessoas excluem em massa! Mesmo que você faça a prospecção para um segmento impossível de conseguir um primeiro contato telefônico, pesquise o responsável pelo LinkedIn, utilize ferramentas para ser o mais assertivo possível.
É muito ruim quando recebemos um e-mail com uma mensagem padrão que certamente foi enviada para centenas de outras pessoas. O destino é sempre a lixeira!
Para ter UM lead qualificado nesse cenário, é necessário disparar pelo menos 1000 e-mails. Quando você faz uma prospecção assertiva e estruturada, a qualificação chega a ser de no mínimo 10% para 100 abordagens.
Até quando você vai continuar prospectando errado e colhendo resultados sem nenhum engajamento? Terceirizar a prospecção de clientes é o melhor caminho e a HAS vai te ajudar com isso! Entre em contato conosco e saiba mais!
Aproveite também para se inscrever em nosso canal do Youtube e no LinkedIn do nosso CEO. Diariamente são postados textos sobre a rotina da nossa equipe, com dicas de abordagens e prospecção.
Um abraço!