- 15 de maio de 2017
- Publicado por: HAS_adm
- Categorias HAS Institucional, Prospecção Corporativa
Quantas ligações para prospectar novos clientes um vendedor faz por dia? 20? 30? 50? Quanto tempo você que é vendedor disponibiliza para realizar esse trabalho? Quanto tempo tentando falar com um decisor, sendo barrado por telefonistas, tentando achar a pessoa certa?
Você deve reconhecer que o vendedor deveria direcionar a maior parte do tempo e das suas forças no atendimento a clientes, preparo de reuniões e visitando os clientes ativos para descobrir novas necessidades, os inativos para reativá-los, cuidando da fidelização… Mas muitos vendedores acabam focando tanto na prospecção que deixam em segundo plano os clientes ativos lucrativos e que também podem ser desenvolvidos!
Prospectar novos clientes é uma atividade estimulante, mas parte dessa atividade pode ser “terceirizada”. Por que não direcionar o trabalho de prospecção com agendamento de visitas para profissionais específicos? Isso pode ser feito de suas maneiras:
As empresas que prospectam utilizam técnicas específicas para o agendamento ou qualificação de leads. Antes de contratar uma empresa para prospectar é necessário analisar todas essas questões.
Vale a pena pensar na possibilidade de ter sua própria equipe de prospecção, mesmo que seja composta de dois profissionais.
Você que é vendedor, o que acha de receber os formulários de visitas agendadas com o perfil do cliente, dia e horário das reuniões organizadas por região melhorando inclusive a logística?Este é o procedimento viável e estratégico. Mas para cada projeto, para cada empresa existe vantagem e desvantagens.
Prefira as pessoas que já tiveram alguma experiência com atendimento humanizado, que não fiquem presas a script de tela e tenham desenvoltura para cativar o cliente potencial.
Uma equipe entrando em contatos todos os dias para agendamento de reuniões faz uma prospecção ATIVA. Esse tipo de prospecção pode gerar melhores resultados que anúncios ou feiras de negócios, que são PASSIVAS.
Fica a dica e sucesso!
Veja a matéria completa de Myrian Mourão em https://www.linkedin.com/pulse/dicas-de-prospec%C3%A7%C3%A3o-terceirizar-ou-montar-uma-equipe-interna-mour%C3%A3o